Olá BraSônicos e BraSônicas, turupom?
Com o lançamento da demo final do BraSonic 20XX, tive a oportunidade de inscrever o jogo na 20ª edição da SAGE, um evento on-line internacional que ocorre anualmente, promovendo fan games e outras produções de fãs, jogos autorais, mods e hacks de diversas comunidades de Sonic e criação de jogos da internet.
O evento desse ano está programado para 5 de setembro!
E o BraSonic na SAGE?
O BraSonic chegou a ter uma participação na SAGE 2009, com uma demo do finado BraSonic 2, com a Orkut Zone. Na época, mesmo adaptando BraSonic para BrazSonic. Tecnicamente falando, ele lançado ás pressas, e consequentemente teve muitas críticas.
Agora BraSonic está de volta, dessa vez na forma de BraSonic 20XX, com a última demo jogável em 3 idiomas: inglês, espanhol e português brasileiro. Esses últimos meses foram muito bons para aprimorar o jogo com correções de bugs e pendências do jogo, melhorar as físicas, e adiantar algumas coisas que estarão no jogo completo inclusive, como o Mission Mode e alguns Extras. Abaixo temos um trailer exclusivo em inglês pro evento:
Eu tenho só a agradecer a comunidade do Discord pelo beta-testing e minha amiga Ana pela revisão nas traduções dos diálogos do jogo. Mais detalhes você pode conferir em Créditos.
Ainda é meio cedo, mas preferi deixar tudo pronto para o #brasonicnaSAGE (#brazsoniconSAGE)!
O que é a SAGE?
A SAGE, Sonic Amateur Game Expo, nascida na comunidade da Sonic Fangames HQ, abriu a oportunidade para reunir programadores de jogos amadores de Sonic e relacionados para exporem suas criações para o mundo de uma mais centralizada, nos moldes da E3 (Electronic Entertainment Expo).
O evento em si costuma funcionar como se fosse uma feira virtual, com as “booths”; páginas individuais dos jogos inscritos; canais de comunidade: IRC, fóruns, Discord; streaming dos jogos e também de entrevistas com criadores e personalidades; concursos de conteúdo de jogos e fan-arts, e muito mais.
Das produções que mais se destacaram ao longo das edições do evento, tanto em popularidade como na parte técnica, temos alguns exemplos notórios como:
- Sonic Time Attacked: um marco pro começo dos anos 2000;
- Sonic Robo Blast 2: um excelente mod de Doom como um jogo 3d de Sonic;
- Project Mettrix: um projeto multiplataforma, feito em C, que nascem em DOS;
- Retro Sonic: fangame que culminou os remasters dos Sonic clássicos e o Sonic Mania;
- Sonic Fusion: um dos fangames com mais personagens jogáveis que já vi;
- Sonic Infinity: um fangame 3d com uma engine bem robusta;
- Sonic Before the Sequel: feito pelo criador da série Spark the Electric Jester.
Houveram casos de reconhecimento, como as produções autorais como Freedom Planet e Spark the Electric Jester que se tornaram jogos indies comerciais; e o melhor de tudo, o gamedev Christian Whitehead que acabou sendo contratado pela SEGA e marcou presença nos melhores projetos da empresa: remasters e Sonic Mania. Tudo isso foi e continua sendo uma inspiração e incentivo para a criação de jogos no mundo.
A SAGE chegou até a trazer algumas personalidades que atuaram na franquia do Sonic tais como os renomados dubladores Ryan Drummond e Mike Pollock; produtores musicais como Richard Jacques e Jun Senoue; e desenvolvedores como Chris Senn, que trabalhou em Ooze, Comix Zone e o cancelado Sonic X-Treme.
Quero participar também!
Para maiores informações sobre a SAGE e também se quiser expor seu jogo, fanart, etc, acesse os fóruns da Sonic Fangames HQ (em inglês), lá tem tudo explicadinho para você subir seus materiais e tudo mais.